Cartilha Educação em Casa

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Apresentação do Problema - Educação em casa - uma didática matemática de auxilio na pandemia

O tema “Educação em casa: uma didática matemática de auxilio na pandemia” surgiu mediante um projeto de pesquisa, e acordo junto aos três alunos, de diferentes polos, que o elaboraram sob responsabilidade do orientador deste trabalho.  


Tal projeto – denominado “A MATEMÁTICA E SEU CONTEXTO ATUAL: desenvolvimento de atividades junto ao movimento ensino híbrido em grupos de estudos de diferentes lugares – teve apoio da UNIVESP (Fundação Virtual do Estado de São Paulo) e foi de suma importância para nossa formação como licenciando em Matemática.

Tal projeto fez parte de um projeto maior que focalizava a Educação Matemática, no contexto da Educação em tempos de pandemia em que o pais se encontra, como possibilidade (contextualizada) de ensino e aprendizagem, visando atender a demandas específicas inerentes à implementação de novos sistemas de ensino. 

Tal investigação teve caráter colaborativo e interdisciplinar e se deu em conjunto com outros grupos de pesquisas que já têm atuado e continuam atuando na implementação desses tipos de estudo como o CMSP (Centro de Mídia do Estado de São Paulo). 

Com este aplicativo, pudermos ver de perto a realidade dos pais e alunos e as dificuldades que enfrentam para dar auxilio a seus filhos. No decorrer dessa pesquisa, chegamos a conclusão  que deveríamos criar uma cartilha inovadora que traga uma facilidade aos pais e alunos, dando dicas e ferramentas em que poderão usar e ter acesso para que se facilite o ensino e aprendizagem em forma de didática aplicada, contexto de criar, no estado de São Paulo. 

Através de pesquisas pudermos também observar o tanto de  donas de casa que veem buscando ajuda e auxilio para o contexto em que estamos vivendo.

Então, após conversar com o professor Victor Hugo Nolasco, resolvemos trazer tudo isso em pauta e criar essa diretriz, criando a proposta de pesquisa atual, que visa encontrar e avaliar os elementos presentes na prática docente, por meio de entrevista. 

Os professores entrevistados, que atuam em diversos níveis, partilharam um pouco de sua experiência, contando sobre ações que eles têm em determinados momentos, as dificuldades em tratar matemática com suas turmas, histórias em sala de aula que marcaram sua trajetória, entre outras coisas. A partir das informações obtidas, estabeleci uma relação entre as ações destes em sala de aula com a metodologia de Resolução de Problemas.

Discorremos sobre a metodologia de Resolução de Problemas, baseados nas ideias apresentando os passos de George Polya (2006). Também faço uma contextualização histórica situando o desenvolvimento da Resolução de Problemas. 

Inicialmente, a ideia era desenvolver um blog para pais e alunos que estão com muita dificuldade de aprendizagem através do centro de mídia, visto que os problemas apresentados nesse aplicativo vão bem ao encontro do que queríamos avaliar, que seria o progresso na aprendizagem dos alunos após trabalharem diversos conteúdos dentro do aplicativo, através da Resolução de Problemas. 

Porém, até os dias atuais, com os eventos trágicos da Pandemia e, por conta disso, a ideia central do tema veio de maneira a formamos uma didática aplicada de ensino dentro de uma mídia em que os alunos mais gostam e se divertem, aprendendo, pois sabemos que existem inúmeras dificuldades em se trabalhar 

Resolução de Problema no formato a distância.

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